Existem vários tipos de cirurgias para perda de peso, sendo as mais comuns o bypass gástrico, a gastrectomia vertical e o balão gástrico. Você e seu cirurgião trabalharão juntos para decidir qual cirurgia, se houver, é a certa para você.
Bypass Gástrico
O bypass gástrico ajuda a perder peso reduzindo a quantidade de alimento que você pode comer e diminuindo o número de calorias e nutrientes que você absorve dos alimentos que ingere.
Para realizar o bypass gástrico, o cirurgião cria uma pequena bolsa estomacal de aproximadamente 20 a 30ml, dividindo o estômago e conectando-a ao intestino delgado. Isso ajuda a perder peso de duas maneiras:
O estômago menor pode conter menos comida do que antes da cirurgia. Isso faz com que você se sinta cheio após comer uma quantidade muito pequena de alimento ou líquido. Com o tempo, a bolsa pode se dilatar, permitindo que você coma mais.
O corpo absorve menos calorias, pois o alimento ignora a maior parte do estômago, assim como o intestino delgado superior.
Esse novo arranjo parece diminuir o apetite e alterar a forma como você quebra os alimentos, mudando a liberação de vários hormônios.
O bypass gástrico pode ser realizado como uma cirurgia aberta (através de uma incisão no abdômen), mas a maioria dos casos é feita por laparoscopia, que usa incisões menores e instrumentos mais longos. Ambas as técnicas laparoscópica e aberta possuem riscos e benefícios.
O bypass gástrico tem uma alta taxa de sucesso, e as pessoas perdem em média 70 a 75% do excesso de peso corporal no primeiro ano. Para uma pessoa com 54 kg de sobrepeso, seria esperado uma perda média de 38 a 40 kg. A perda de peso normalmente se estabiliza após um ou dois anos, com um excesso de peso total perdido entre 60 e 70% após cinco anos.
Gastrectomia Vertical (Sleeve):
A gastrectomia vertical, também conhecida como sleeve gástrico, é uma cirurgia que reduz o tamanho do estômago e o transforma em um tubo estreito. O novo estômago é muito menor, não se dilata ao comer e produz menos do hormônio (grelina) que causa fome, ajudando você a se sentir satisfeito com menos comida.
A gastrectomia vertical é considerada menos agressiva do que o bypass gástrico porque os intestinos não são rearranjados e há menos chance de desnutrição.
A gastrectomia vertical tem uma boa taxa de sucesso, e as pessoas perdem em média 60 a 65% do excesso de peso corporal em dois anos após o procedimento. Para uma pessoa com 54 kg de sobrepeso, isso significaria perder cerca de 32 a 35 kg. Assim como o bypass gástrico, é importante seguir um estilo de vida adequado após a cirurgia. O sucesso a longo prazo é mais variado do que o bypass gástrico.
Balão Gástrico:
O balão gástrico é um procedimento em que um balão inflável, do tamanho aproximado de uma bola de tênis, é colocado dentro do estômago através da boca e do esôfago usando um endoscópio. Ele também funciona restringindo a quantidade de comida que você pode comer de uma vez.
A colocação do balão ainda requer anestesia, mas não requer incisão. O balão deve ser colocado por até seis meses, e a remoção geralmente requer um segundo procedimento. Esta é uma escolha cada vez mais popular porque é relativamente segura, fácil de realizar e não requer nenhuma mudança anatômica. A perda de peso aos seis meses é de cerca de 25 a 38% do seu excesso de peso. Após a remoção do balão, alguns, mas não todos os pacientes, conseguem manter a perda de peso.
Quer saber mais sobre perda de peso e cirurgia bariátrica? Clique aqui e entre em contato conosco!